quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

TARÔ, PESSOAL!! Arcano 0 - O Louco

Resolvi postar aqui no blog, alguns textos falando um pouco sobre os arcanos do tarô ( em especial os arcanos maiores , pois falam num âmbito mais ''geral ''), dependendo da aceitação de vocês e do decorrer do tempo, irei postando mais conteúdo sobre as cartas. Usarei citações de diversos artistas, livros e apostilas para que a descrição das cartas fique cada vez mais rica.

E a primeira carta, obviamente deve ser O Louco, o arcano zero, a criança. Vamos lá!

" Em verdade vos digo, se não vos transformardes e vos tornardes como criancinhas, não entrareis no reino dos céus. " Mateus 18; 3


Analisemos agora, o arcano 0 visto no tarot de Waite.
      Apesar do brilho do sol O Louco corre o risco de cair no precipício. Sua maneira despreocupada de andar, com a cabeça voltada para o alto, sem olhar onde pisa, nos dá a impressão de um sonhador, de alguém alheio e indiferente a sua desventura.
      O cão simboliza as forças úteis dos instintos que o protegerão na sua jornada, seu latido é um aviso para que ele tome outra direção. As montanhas geladas significam o quanto ele deverá escalar para a busca do autoconhecimento. 

      A trouxa que ele carrega simboliza sua pouca experiência ou, quem sabe, um  conhecimento que ele possui, mas do qual não faz uso. A flor branca na mão traduz a pureza e a inocência do espírito em busca do conhecimento.
      Este arcano recebeu vários nomes O Andarilho, O bobo, O indefinido, O coringa ou O Louco. Pode representar o início ou o fim. o 0 ou o XXII ( algumas vezes O Louco é visto como o arcano 22) , é o alfa e o ômega do alfabeto grego e, também, pode ser o XXI. Como 0, ele é aquele que se joga no futuro sem medo e consciência daquilo que pode estar reservado, é o " indefinido universal", é a viagem circular do espírito, é o uroboros - a serpente que
engole a própria causa, e se associa aos novos começos rumo à transformação.
      Este arcano nos faz curiosos, sempre prontos a ir em frente com alegria e espontaneidade. Waite diz que é " o espírito em busca de experiência", é amoroso, piro e inocente.

      No nível profissional este arcano sugere o começo de algo do quaç não trazemos experiência. Devemos estar abertos, receptivos e espontâneos. Porém, a atitude irresponsável do Louco nos trará problemas. Neste momento, é necessário seriedade, coerência, assumir compromissos de forma clara, sensata e madura. Adotar a postura do sábio ingenuo.
      No nível dos relacionamentos , O louco é festivo, brincalhão e apaixonante, porém é instável, volúvel e irresponsável, tem uma conotação de inconfiabilidade. O que hoje parece estável, amanhã estará confuso, indefinido, incoerente. Também pode indicar o início de uma relação nada comprometedora.
      No nível da consciência, pode significar imaturidade ou despreocupação infantil, será necessário um árduo caminho, uma grande viagem em busca de experiências, abrir-se, amadurecer e estar receptivo para elas, para só então  entrar no caminho do aprendizado eterno, na busca do autoconhecimento.


" Quero a certeza dos loucos que brilham. Pois se o louco persistir na loucura, acabará sábio." Raul Seixas.

Texto extraído do livro TARÔ - Um caminho de autoconhecimento ( com alterações ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário