segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Cobrar ou não por consultas de tarô?

Esse tema gera tanta polêmica, polêmica essa que nem sei porque existe, já que está pergunta é tão simples de se responder.

Há quem diga que cobrar é errado, já que se trata de um oráculo milenar que foi passado de geração à geração com o intuito de guiar aqueles que não conseguem enxergar seus próprios caminhos. Alguns dizem até que é um desrespeito cobrar porque as cartas foram um presente dos Deuses que permitiria aos humanos verem os planos que as divindades tinham para com sua vida. Outros falam que não se pode cobrar porque o destino muda sempre e não podemos nunca dizer que isso VAI acontecer ou aquilo NÃO mais acontecerá.

Porém, há também pessoas que pensam o contrário, que se deve SIM cobrar pelas consultas. Dizem que pelo longo aprendizado, decorando as cartas, os sigilos, as analogias e os significados merecem ao menos uma quantia para fazer a leitura, que é um verdadeiro enigma  a ser desvendado. Outro argumento que as pessoas usam é que os acontecimentos que aconteceram (ão, em) são muito valiosos e só podem ser revelados àqueles que estiverem dispostos a dar algo a mais para ter tal conhecimento, o dinheiro no caso. E outros pegam quase a mesma questão dos que não cobram e dizem que deve ser cobrado pelo tarô ser um presente divino e especial, e só pode ser feito a leitura àqueles que pagam, o dinheiro seria como um tributo aos Deuses para que eles possam transmitir através das cartas a resposta da pergunta feita pelo consulente.



Mas e então? Cobrar ou não cobrar?

Depende de caso para caso. Há pessoas que aprendem tarô simplesmente por achar interessante, não precisam ser necessariamente bruxas ou magos, tem seu trabalho e vivem super bem e só fazem da leitura um hobbie, para pessoa assim o certo seria não cobrar, já que geralmente estas pessoas só tiram para amigos próximos, parentes, etc. E não pense que só porque é um hobbie que as cartas não falarão a verdade. Lembre-se que são as cartas que vão no seu subconsciente e trazem a resposta. Trabalhos de meditação, visualização podem até melhorar, mas não são obrigatórios. Claro que existem vários outros exemplos que na minha opinião não deveriam cobrar pela tiragem, mas darei apenas este, pois acho que resume.

Porém, quando a pessoa não está trabalhando, ou está precisando de dinheiro ou faz as tiragens para conseguir viver bem acho muito devida a cobrança, pois realmente são respostas sérias que as vezes fazem com que a pessoa se autoconheça muito mais, o tarô é um oráculo bastante sério e quem vive disso realmente pode si cobrar. Só peço que tenham cuidado com tarólogos charlatões que cobram riquezas gigantescas e não fazem nem uma leitura de qualidade, só tiram três cartas e falam três palavrinhas sobre cada carta, FUJA dessas pessoas. A cobrança só é devida quando a pessoa é um profissional da área, que detalha bem cada carta, mostrando todos os lados que ela quer mostrar e inserindo estes lados dentro da pergunta feita pelo consulente.

Mas no fim cabe a cada um decidir cobrar ou não. Eu por enquanto não cobro, mas quem sabe no futuro, NE? Mas e você? Qual sua opinião?

T+ e que a Grande Alva os abençoem.

26 comentários:

  1. Eu nunca cobrei, pois assim sentia que devia ser. Faz um tempo parei porque estava ficando muito cansada com o jogo, tambem estou desempregada há muito tempo. O fato de o jogo me levar muito tempo e energia faz com que pense em cobrar um valor baixo, até porque tenho custo de materiais que preciso para fazer as consultas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saber como dosar as energias usadas é muito importante para que não nos sintamos drenados após a consulta, principalmente com alguns tipos de pessoas.

      Obrigado pelo comentário.
      Paz e luz!

      Excluir
  2. Eu acho certo cobrar! Vc investe e como um profissional do ramo deve receber por isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando assim a pessoa se caracteriza acredito que seja o certo, realmente!

      Obrigado pelo comentário.
      Paz e luz!

      Excluir
  3. Se uma pessoa tem um ramo profissional bem estabelecido pode usar o Tarot para ajudar os outros e não precisa cobrar. Mas se a pessoa tem um destino de vida traçado ao trabalho esotérico, pode cobrar sim com equilíbrio para manter suas despesas e no caso do cliente, este diretamente estará investindo na propagação da espiritualidade e fazendo Dharma, que pelos seus recursos o profissional esotérico poderá atender mais pessoas e repassar conhecimento!

    ResponderExcluir
  4. Se e um terapeuta...e usa o tarot como ferramenta..minha compreensao e que nao ha problemas.....caso seja um iniciafo do sistema cristico e usa da mediunidade e assistencia de seus guias e mentores na hora da projecao e intuicao ...sem q interfira no livre arbitrio..ai o ideial e nao cobrar.

    ResponderExcluir
  5. Jogo tarot a menos de um mês ,tenho jogado sem cobrar apenas para amigos minha dúvida é quando posso começar a cobrar ? Porque a um investimento e gasto de energia!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde e desculpe pela loooooooonga demora para responder. Talvez haja (ou não) uma razão para que minha resposta tenha tardado tanto. Então... Não sei se você ainda está fazendo tiragens, mas, se estiver desde que me fez a pergunta, já está mais que na hora de cobrar rsrs. Essa questão do "momento certo" é muito relativa e diz mais de uma escolha sua mesmo, de sentir que é o momento. Um bom filtro é refletir sobre o quanto você investe nisso (em dinheiro, energia e horas do seu dia), se for muito tempo, e você vê como algo que pode ser um trabalho, pode cobrar sem problema nenhum.

      Excluir
  6. Como você bem disse, vai de cada um cobrar ou não.
    Mesmo para aqueles que não querem cobrar, sugiro que oriente aos consulentes que façam alguma caridade naquele mesmo dia. Quanto puder e achar devido e que seja do coração. Dessa forma ambos estarão ajudando ao próximo.

    Sem caridade não há evolução...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito me é cara essa visão espírita da importância da caridade para nossa evolução! Obrigado pela partilha!
      Paz e Luz!

      Excluir
  7. Preciso de orientação gostaria de jogar tarô não tenho como pagar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu Sou tarológo e trabalho na área. Posso te ajudar com consulta gratuita sem problema algum. Fora da consultoria que eu trabalho eu não cobro para fazer a leitura quando vejo alguém que quer jogar mas não tem como pagar. Caso ainda seja do seu interesse, me adicione no whatsapp: (13) 991220764 - Me chamo Marcello.

      Excluir
    2. Que bom que o post gerou essas interações! Espero que tenha dado certo!
      Paz e luz!

      Excluir
  8. Marcelo, TD bom? Seria possível vc realizar uma leitura para mim.

    ResponderExcluir
  9. Me interessei pelo tarô faz uns 4/5 anos. Sou descendente de povo nomadi.
    Fui iniciado por um padrinho até então espiritualista, comprei um livro; mas nunca fiz curso.
    Gostaria de cobrar pelas leituras, mas não me sinto seguro, ao mesmo tempo que não quero parecer um charlatão. Sou apenas iniciado, não tenho experiência mas não tenho como pagar cursos.
    Poderia me passar uma orientação.
    Já li para amigos mas nunca recebi um feedback.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Hexboy! Peço perdão pela demora em responder, mas sempre há tempo!
      Então, cara... Pede o feedback e estuda e se aprimora e mergulha nisso. Sua ancestralidade é um ponto forte, mas o aprimoramento contínuo é essencial. Quanto mais você se debruçar, mais ficará mais seguro. Vá tirando para as pessoas e vá vendo como é sua dinâmica como tarólogo. Conheço muitas pessoas que começaram sem terem cursos também. A prática é muito mais importante! A medida que for tendo mais segurança, pode começar a divulgar, talvez criar uma página... Se é o que você sente ser o seu caminho, vale a pena correr atras. Paz e luz!

      Excluir
  10. Penso que se deve cobrar sim
    Independente de tudo
    Pois não pelo lado profissional
    E nem pelo. Lado de sobreviver das cartas
    Pois. Tudo tem um custo
    Pra jogar carta se compra velas
    Incenso. Umas frutas a cigana

    Uma champanhe boa

    E tudo tem custo.
    E claro tem que ser cobrado sim
    Pois. Você trabalha com a energia da pessoa tbm
    E a nossa energia tbm

    E mais uma coisa sempre e bom que tanto quem joga como consulente fazer banhos
    Pra estarem calmos menos anciosos
    E. Limpos energeticamente pois ali será trabalhada energias trocas de energia né
    Entao tem sim que ser cobrado
    Pq vai auxiliar. Ajudar sempre damos conselhos sim. Indicamos banhos
    Chás né que podem ajudar
    Entao e igual a gente quando queremos algo não agradamos a cigana
    Então. Pq ali não trabalha só eu Taynara
    Ali trabalha a minha cigana
    Portanto ela merece sim. Que o dinheiro das cartas compre. Tudo aquilo que ela gosta. Sim
    Entendeu

    Agora uma vez na vida fazer um ato de caridade e abrir o jogo a alguém tudo. Bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por partilhar a sua vertente de tiragem, Taynara! Realmente é uma visão muito primorosa e sua cigana com certeza merece! O post é para dar um norte e abranger várias visões. Na sua em específico com certeza cobrar faz sentido por que sua tiragem demanda várias outras ritualísticas! Obrigado pelo seu comentário!
      Paz e luz!

      Excluir
  11. Eu cobro, justamente pela questão da perda das energias. Jogo com a minha pombagira cigana, e a frequencia da vibração as vezes se mescla com o cliente e aquilo demanda muita energia própria pra conseguir ouvir a intuição, pra conseguir ler corretamente, pra conseguir captar a energia do consulente... tudo isso é muito cansativo pro médium! Além de que, se eu vou demandar meu tempo, minha vibração, minha energia, minha sintonia com minha cigana, acho justo que eu receba algum tipo de recompensa. Cada jogo, mesmo que seja uma abertura simples, eu levo em torno de uma hora. Mas não acho justo, porém, cobrar um valor absurdamente caro. E também não acho justo negar uma abertura em uma situação de desespero do consulente, onde ele precisa de ajuda mas não tem como pagar por ela. Caridade é importante também! Tudo é equilíbrio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! O importante é que faça sentido pra gente. Se sua ritualistica demanda que você cobre e na sua realidade é necessário, cobra siiiiiiiiim! Sem medo de ser feliz! Atender por vias mediúnicas mais diretas realmente demanda bastante energia e é ótimo ver que você tem bastante segurança e ciência do seu ofício!
      Paz e luz!

      Excluir
  12. O cartomante é influenciado por espiritos levianos ??
    E eu cobro e também atendo gratuitamente...

    ResponderExcluir
  13. Eu não cobro e nunca fiz curso pra ler baralho cigano e nem tarot foi natural ,desde pequena tinha visões com baralhos e via uma cigana que me disse o nome rosa vermelha ela que me orienta nas leituras .pra s e ler cartas tem que nascer com este dom .

    ResponderExcluir